top of page

Não cometa estes erros no Instagram da sua Clínica Médica

  • Foto do escritor: Natália Parenti
    Natália Parenti
  • 9 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

Diariamente, tenho visto diversas clínicas médicas utilizarem-se de posts no Instagram para anunciar procedimentos, especialmente os estéticos, de forma errônea, descumprindo o Código de Ética Médica.


Anunciar procedimento médico de forma sensacionalista, promocional ou que contenha conteúdo inverídico vai contra as diretrizes do CEM.


A divulgação, por exemplo, sobre a realização de “botox day”, “dia da beleza” ou denominações afins, é prática proibida, pois configura a mercantilização da Medicina.


E ainda, utilizar-se de frases que prometam ao paciente determinado resultado em determinado tempo também é infração ética! Este é o tipo de conteúdo que gera nos pacientes a sensação de que os resultados dos tratamentos são garantidos.


Dessa forma, o profissional que não atende as expectativas criadas pelo paciente, estará sujeito ao dever de indenizá-lo.


Não se enganem! Não achem que estas infrações éticas não resultarão em nada. As penas disciplinares estão sendo aplicadas pelos Conselhos Regionais de Medicina e o Poder Judiciário está cada vez mais inflado de ações movidas por pacientes que já são suficientemente informados de quais são seus direitos.


Além disso, aquele médico ou clínica que veicula em suas redes sociais “facilidades” estéticas, descumpre as normativas éticas e tende a ter sua credibilidade diminuída.





Dica: não deixe que a criação de conteúdo de suas redes sociais seja realizada, exclusivamente, por agências de publicidade. Na maioria das vezes, elas desconhecem as normativas que regem a sua profissão, o que pode acabar desaguando em uma infração ética e processo judicial.


Natália Parenti

Comments


bottom of page